Moderno e desafiante, o Vale de S. Torcato – Houses & Wine Bar abriu em junho, numa zona rural do concelho de Guimarães

Na pacata vila de S. Torcato, fora do centro de Guimarães, abriu no verão de 2017 um alojamento que desafia as probabilidades. O Vale de S. Torcato – Houses & Wine Bar surpreende pela modernidade e recurso à arte contemporânea num cenário rural.

A novidade surge como lufada de ar fresco na zona, mas não vira as costas à realidade que a viu nascer: abraça-a com a mesma intensidade. Como? No nome, inspirado na figura de S. Torcato, venerada na terra, e na identidade do território: tenta-se replicar “os pequenos caminhos, o ripado dos espigueiros, as pérgulas e alpendres, as unidades de habitação dispersas, a praceta, a água e a envolvência vegetal”, respeitando-se, ao mesmo tempo, “a topografia natural do terreno, os pequenos muros que suportam as plataformas, a forma orgânica da ocupação espacial”, descreve uma nota de apresentação.

As estátuas de Dinis Ribeiro, artista local, destacam a figura feminina da “Mãe Natureza” nos jardins e acrescentam interesse e elementos diferenciadores às sete casas do empreendimento (€90 a €160). Os alojamentos têm sala de estar, kitchenette e camas com lençóis de algodão, sendo decorados com o artesanato de António Araújo e quadros generosos de Pedro Guimarães. As telas representam oito motivos diferentes em torno do Santuário de S. Torcato, visível desde a unidade. De cores fortes, as obras e o mobiliário dão vida aos espaços do Vale de S. Torcato – Houses & Wine Bar (Rua das Charnecas, 100, S. Torcato – Guimarães. Tel. 253 534 008).

Nestas casas, onde cabem dois adultos e duas crianças, foram garantidas condições de conforto, quer nos sofás-cama e cadeiras quer nas paredes, feitas com tijolo que permite maior isolamento térmico e acústico. Imperam as madeiras e o revestimento é em microcimento.

O projeto de Armindo Carvalho, empresário ligado à distribuição de tecidos de decoração, foi “um desafio difícil, mas gratificante”. Os jardins são preenchidos pelas árvores de fruto, camélias e até bonsais, colocados estrategicamente junto à piscina, como se o relaxamento do corpo e do espírito naquelas águas exigisse, à semelhança das árvores, tranquilidade, tempo e, porque não, alguma “habilidade artística”. Também as crianças têm uma piscina a pensar em si…

No verão, os pequenos almoços – simples, mas saborosos – são servidos na esplanada, passando para as mesas do Wine Bar nas estações frias. No Vale de S. Torcato – Houses & Wine Bar Está previsto um serviço de refeições ligeiras a pedido, mas para já a alternativa são os restaurantes do concelho (a unidade tem parcerias neste capítulo).

Com tempo de feição, usufrua dos banhos de sol no terraço do Vale de S. Torcato – Houses & Wine Bar. Pode também solicitar uma massagem e explorar a zona do minigolfe, excelente para entreter os mais novos. Por ali há bancos de madeira e mesas para fazer piqueniques, que são sinónimos de tardes agradáveis, já que o rio Selho passa mesmo ao lado…

Vizinho do minigolfe desta unidade, um horto com mais de 100 variedades de camélias é outro ponto de interesse visitável. Tal como o lago artificial que se encontra a 200 metros. Vá a pé ou peça uma bicicleta gratuita na unidade, para prolongar a aventura nas imediações.

De volta ao alojamento refugie-se no bonito Wine Bar. Está sempre aberto e é uma boa hipótese para quem deseja tomar um copo enquanto aguarda pelo fim da tarde ou pela hora do sono.

 

 

 

Barros, Pedro José. “Dormir com telas e esculturas em S. Torcato”. Boa Cama Boa Mesa, 28 Fevereiro, 2018.

http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-cama/2018-02-28-Dormir-com-telas-e-esculturas-em-S.-Torcato