Explorar S.Torcato

S.Torcato é uma pequena vila a 6Km de Guimarães, com um vasto património histórico-cultural, onde se sente a harmonia entre a Terra, o Homem e o Rio, sempre interligados por caminhos com História que tentaremos recuperar e preservar. Sendo um vale de tradições rurais, com a introdução do milho rijo em meados do século XVI, os moinhos tiveram um papel importante no desenvolvimento económico local. As características vinhas de enforcado, que ladeiam os campos de cultivo e o rio, em harmonia com os moinhos, dão uma beleza paisagística, única e diferente, própria desta região do Minho. Terra de fé e de fortes tradições e cultura seculares, o culto a S.Torcato tem como ponto alto a romaria Grande no 1º domingo de Julho. A localidade oferece ao visitante outros motivos de curiosidade, além do belo Santuário granítico, dos parques envolventes, do Museu Etnográfico e de Arte Sacra, a Capela da Fonte do Santo, local onde S.Torcato foi martirizado no ano de 715, quando pretendia impedir o avanço do exército árabe de Muça, general de Tarik, sobre a região. De acordo com a tradição, o seu corpo foi descoberto por um monge beneditino, sob um monte de pedras, no local onde hoje se ergue a Capela da Fonte do Santo. O monumento com mais história é, sem dúvida, a Igreja Velha de S.Torcato, onde, durante séculos, se recolheu o corpo incorrupto do Santo.

É possível encontrar mais detalhes em JF S.Torcato.

São Torcato, corpo santo,

Que dais a quem vos vem ver?

Aguinha da minha fonte

Para quem a quer beber.

Experimente a adrenalina ou, simplemente, aprecie o contacto com a Natureza.
VivaPark proporciona as ferramentas para que se possa divertir em família ou com os amigos, num dia diferente com múltiplas opções e diversão baseada na aventura.
No VivaPark, as pessoas são os grandes protagonistas desta aventura, você escolhe os seus desafios, você actua, você decide onde quer chegar.

Saiba mais em VivaPark

Camélias Park Flavius destaca-se pela relevância que dá ás camélias, nele podem ser apreciadas as mais variadas espécies destas plantas. Entre as quais são de realçar espécies como a c.changii (azalea), c.amplexicaulis, várias espécies diferentes de c. chrysantha (conhecidas pela suas flores amarelas). Destaca-se a grande coleção de camélias portuguesas (mais de 200 cultivares diferentes), a enorme variedade de japónicas, sassanquas e híbridos e ainda por ter a maior coleção de camélias reticulatas do país (também mais de 200 cultivares diferentes).

A 100 metros do Vale de S.Torcato.

Saiba mais através do facebook Camélias Park Flavius

Explorar Guimarães

Guimarães é uma cidade com um glorioso passado histórico, apresentando elevado grau de autenticidade nos tecidos urbano e edificado. Grande parte da estrutura edificada remonta ao século XVII. Estas construções constituem uma herança cultural, inerente ao património a salvaguardar. A autenticidade e integridade destes sistemas construtivos, constitui um valor singular excepcional. O Largo da Oliveira encontrase rodeado por um conjunto de construções de valor patrimonial, designadamente: a Igreja Nossa Senhora da Oliveira, as “casas alpendradas” o edificado habitacional erguido com os sistemas construtivos tradicionais, contendo ainda um alpendre gótico com o designado Padrão do Salado. A Praça de Santiago, rodeada pelo conjunto residencial de maior qualidade artística e ambiental dos séculos 17 e 18, é marcada pela presença do edifício da antiga Casa da Câmara, cujo rés-do-chão é constituído por um alpendre apoiado em arcadas góticas, elemento singular de articulação entre a mesma e o Largo da Oliveira. A Rua de Santa Maria, uma das mais antigas artérias de feição medieval, eixo principal de ligação entre o núcleo do Castelo, situado na cota alta e o núcleo do mosteiro, na parte baixa da vila. A Rua Nova ou Rua Egas Moniz, que apresenta um edificado de épocas bem diferenciadas, desde elementos de arquitectura medieval à arquitectura dos séculos 17 a 19, merecendo destaque a Casa da Rua Nova de raiz medieval, sofrendo obras de modificação no século XVII, que constitui um dos exemplos tipológicos mais característicos das designadas casas de ressalto. O Centro Histórico de Guimarães foi reconhecido pela UNESCO, em 2001, como Patromonio Cultural da Humanidade.

Para mais informações aconselhamos a visita de Guimarães Turismo.