Armindo Carvalho é natural de S. Torcato, uma vila situada na margem esquerda do rio Selho. Não tinha um único espaço de alojamento, mas isso mudou agora.

“Vivíamos numa vila que não tinha uma única cama”, explica à NiT Armindo Carvalho, proprietário do Vale de S. Torcato, quando lhe perguntamos o que é que leva um empresário da área de tecidos de decoração a estrear-se em hotelaria. “Em conversa com o arquiteto surgiu esta ideia, que achei que poderia ser interessante.”

Foi em 2014 que Armindo Carvalho, natural da vila de S. Torcato, a sete quilómetros de Guimarães, comprou um terreno agrícola com 2.800 metros quadrados. Na altura ainda não sabia o que fazer com aquilo, mas depois da conversa com o arquiteto Manuel Augusto Ramalho Antunes, do gabinete CREAR, percebeu que estava na altura da sua vila ter um espaço para receber turistas.

O autor do projeto arquitetónico era óbvio, até porque já tinha colaborado antes. “Já trabalho com ele há vários anos. Fez os armazéns da minha empresa, a minha casa.”

O resultado nasceu a 3 de junho e está à vista: seis villas T1, cada uma com sala com kitchenette, casa de banho e quarto. A sala também tem um sofá-cama, que permite acomodar mais duas crianças. Lá fora há um alpendre privativo. E porque também se fala de arte neste projeto, cada casa tem uma escultura de Dinis Ribeiro, um artista também natural de S. Torcato. Há ainda pinturas do artista plástico Pedro Guimarães.

Isto tudo lá dentro. Lá fora há uma piscina com 16 espreguiçadeiras, um campo de mini golf e uma esplanada com capacidade para 24 pessoas. Quanto às refeições, há um wine bar onde se servem snacks ligeiros como tábuas de queijos e enchidos. Além disso, só mesmo o pequeno-almoço.

Ainda assim, ninguém fica com fome: o Vale de S. Torcato tem uma parceria com dois restaurantes locais, o restaurante Fentelhas e a pizzaria 4 Estações. Mediante pedido, as refeições chegam num instante à porta da sua villa.

Consoante a época, os preços variam entre 110€ e 140€, com pequeno-almoço incluído. As crianças até aos 12 anos não pagam.

 

Miranda, Marta Gonçalves. “Esta casa nasceu do sonho de um homem que queria uma cama na sua vila”. NiT. 29 de Setembro, 2017.

https://nit.pt/out-of-town/turismos-rurais-e-hoteis/esta-casa-nasceu-do-sonho-um-homem-queria-cama-na-vila