Vale de S. Torcato

A ruralidade no seu esplendor, o sentido religioso e espiritualidade de S. Torcato permite pensar esta freguesia como um espaço geográfico que melhor representa a autenticidade de toda uma região, o verdadeiro espírito do Minho profundo.
O Vale de S. Torcato foi um desafio difícil mas gratificante.
As considerações sobre o sítio e as definições do programa justificam a solução de ocupação definida e formalmente a proposta de volumetria e linguagem adotadas.
A dificuldade foi abordar o projeto de arquitetura neste enquadramento envolvente. Integrar e fazer sentir o espírito de S. Torcato, trazer para o Vale de S. Torcato os elementos que caracterizam essa autenticidade subjacente: Os pequenos caminhos; o ripado dos espigueiros; as pérgulas e alpendres; as unidades de habitação dispersas; a praceta; a água e a envolvência vegetal. Também, o respeito pela topografia natural do terreno, os pequenos muros que suportam as
plataformas, a forma orgânica da ocupação espacial.
Não é possível uma boa arquitetura restrita a cada um dos edifícios isolados, limitada apenas em afirmar uma aparência de fachada exclusiva ao contorno do seu objeto. É fundamental o espaço de relação entre edifícios, a capacidade em estabelecer relações com o espaço exterior.

 

 

A qualidade arquitetónica do Vale de S. Torcato está também na qualidade dos equipamentos e espaços contíguos às unidades de habitação. É um parâmetro de diferenciação evidente que se caracteriza por espaços de estar comuns integrados nas áreas de jardim e piscina coletiva.
Os espaços interiores das unidades de habitação segue de forma natural, a lógica das exigências funcionais e programáticas exigidas. A utilização discreta e contida dos seus materiais, texturas e cor, evidência uma qualidade e clareza formal coerente com a imagem distintiva de todo o conjunto.
O empreendimento do Vale de S. Torcato tem o certificado de qualidade que acrescenta mais valias ao património construído da freguesia de S. Torcato, pelas referências que estabelece e evidencia; pela preocupação de integração a favor do espaço público; pela disponibilidade de qualidade na oferta de alojamento turístico e pelo esforço de quem se pretende diferenciar pela qualidade.